quarta-feira, 30 de março de 2011

Carta de amor da Irlanda para Portugal

Ontem no DN online foram publicados excertos de uma cartinha de amor escrita pela Irlanda para Portugal:

"O jornal irlandês "Sunday Independent" publicou um artigo de opinião em jeito de carta dirigida a Portugal, onde a ironia é a linha principal para aconselhar o nosso país quanto à vinda do FMI.

No artigo do "Sunday Independent" pode ler-se que a "ajuda do FMI não vai tirar o país de dificuldades". E a carta começa: "Querido Portugal, daqui quem te escreve é a Irlanda. Sei que não nos conhecemos muito bem e não me quero intrometer, mas li notícias sobre a situação portuguesa e sinto-me capaz de oferecer alguns conselhos".
Na carta é sublinhada a ideia de que não temos de nos sentir gratos pela ajuda que poderemos receber, pois isso representa uma hipoteca. "Como o inglês é a vossa segunda língua podem pensar que a palavra ajuda significa que o país vai ser ajudado pelos nossos irmãos europeus. Permitam-me que vos avise. Essa ajuda não vai tirar o país de dificuldades. Vai prolongar os vossos problemas para as gerações futuras".
A carta termina dizendo que existe um grande benefício no meio disto tudo "o golf aqui tornou-se num jogo muito competitivo". "Provavelmente o mesmo vai acontecer aí e esperamos que dê para nos reunirmos para uma partida".
E a Irlanda despede-se "com amor"!"

Vou ali imigrar para o sol e se calhar não volto.

Sem comentários: